09/03/2023

Os pediatras têm mais um evento de peso para incluir na agenda de atualização científica: o 20º Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediátrica (Nefroped) acontecerá de 2 a 4 de maio de 2024, em Cuiabá (MT). A edição será realizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), e a expectativa é receber mais de 400 inscritos, entre nefropediatras, pediatras e médicos em formação. Será uma nova oportunidade de aprimoramento do conhecimento científico e para o debate sobre as necessidades locais e as atualizações terapêuticas e diagnóstico de ponta, na era da Inteligência Artificial.

“Já iniciamos os preparativos para promover um evento de sucesso! Estamos organizando a programação científica com muito carinho para oferecer ao congressista uma verdadeira imersão no tema. Abordaremos a Nefrologia na era da Inteligência Artificial e a atuação da especialidade da prematuridade até a adolescência. Já temos a confirmação de três grandes nomes da Nefrologia Pediátrica internacional e mais de 25 palestrantes nacionais de referência na área”, ressalta a presidente do Congresso, dra. Emmanuela Bortoletto dos Reis.

Ela destaca ainda que a Nefrologia é uma área dinâmica, com intervenções efetivas que resultam em vidas salvas, que merece a atenção do pediatra por possuir interface com queixas frequentes no consultório pediátrico, como as disfunções miccionais e infecção do trato urinário.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA – De acordo com a presidente do Departamento Científico de Nefrologia da SBP, dra. Nilzete Liberato Bresolin, o Nefroped é um momento único de atualização em prevenção, tratamento e aprofundamento científico das doenças renais, incluindo discussões de casos clínicos e cursos “hands on” especialmente ligados à terapia de suporte renal. “Contaremos com a participação de renomados especialistas e temos certeza de que os colegas pediatras, neonatologistas e nefropediatras conseguirão esclarecer dúvidas e se atualizar em um ambiente cuidadosamente preparado para recebê-los”, afirma.

A grade científica será ampla e apresentará os principais temas da nefrologia, no entanto, dra. Nilzete reforça que os participantes terão a oportunidade de se aprimorarem nas doenças ligadas ao período perinatal, durante a gestação, ao nascer e no pós-natal. “Quando atentamos às estratégias e cuidados de saúde e prevenção, conseguimos ganhar na vida futura e prevenir e reduzir os impactos desencadeados por situações adversas (hipertensão arterial materna, desnutrição, toxicidade por drogas, anormalidades congênitas do trato urinário, nascimento prematuro e/ou baixo peso ao nascer) sofridos pela mãe e pelo bebê e que podem causar efeitos renais agudos e em longo prazo (hipertensão arterial, comprometimento da função renal, proteinúria, entre outros)”, afirma.

A presidente do Nefroped explica que a ideia é realizar um  congresso multiprofissional que traga informações de ponta, para o aprimoramento no cuidado da criança com patologia renal. Entre os destaques do evento, dra. Emmanuela apresenta o curso pré-congresso sobre prática em diálise peritoneal, que poderá ser realizado independente da participação no congresso.

“Convidamos todos os pediatras para aproveitarem esse rico encontro presencial, troca de experiências, rodas de discussões científicas e, claro, após o término do evento, a oportunidade de explorar o turismo. A capital mato-grossense é uma cidade acolhedora de povo caloroso com estrutura hoteleira sem igual para tornar sua visita ainda mais proveitosa e única”, salienta dra. Emmanuela.