A iniciativa “Pediatria Itinerante”, que leva assistência gratuita para crianças e adolescentes de regiões carentes do Rio Grande do Norte, está entre as 12 atividades selecionadas para concorrer à premiação máxima (iniciativa destaque) do 2º Prêmio Euro Inovação e Saúde – América Latina. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que apoia institucionalmente a ação, convida todos os associados a votarem com entusiasmo na “Pediatria Itinerante”. Nesta etapa final, será concedido um prêmio em dinheiro ao grande vencedor da disputa promovida pela Eurofarma.
CLIQUE AQUI PARA VOTAR NA PEDIATRIA ITINERANTE
Para participar da votação, que vai até o próximo dia 3 de setembro, é preciso ser médico e efetuar login no site do Prêmio. Veja aqui o passo a passo. Nas últimas semanas, a “Pediatria Itinerante” foi eleita um dos três ganhadores da categoria “Inovação social e sustentabilidade em saúde”. Os vencedores de todas as categorias classificatórias disputam agora, entre si, a premiação final.
O QUE É A PEDIATRIA ITINERANTE? – Idealizada pelo dr. Francisco Américo Micussi, médico infectologista pediátrico, a “Pediatria Itinerante” é uma ação social independente, que funciona por meio do voluntariado de pediatras, residentes, médicos generalistas, estudantes de Medicina e de outras áreas da saúde com interesse na prática pediátrica.
Iniciado em 2018, a caminho da 40ª edição, a iniciativa já visitou mais de 35 cidades do Rio Grande do Norte, com a participação de aproximadamente 2 mil estudantes e cem médicos voluntários, levando atendimento qualificado e medicamentos a aproximadamente cinco mil crianças e adolescentes.
“A Pediatria Itinerante tem visitado com êxito diversos municípios. Inclusive estamos avaliando a possibilidade de levarmos nossas ações para fora do Estado. Se conquistarmos o valor máximo do Prêmio Euro poderemos alcançar mais cidades e beneficiar mais crianças”, informou o dr. Francisco Micussi, coordenador docente da iniciativa.
Na avaliação do presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, o apoio dos pediatras é fundamental para dar mais visibilidade a essa ação, que concilia a inserção dos estudantes de Medicina no atendimento pediátrico orientado com o serviço voluntário de assistência a populações carentes. “É uma iniciativa exemplar que ajuda a transformar vidas”, disse.