O Programa de defesa e valorização profissional da Sociedade Brasileira de Pediatria abarca diferentes demandas e desafios da SBP e de suas filiadas nos âmbitos institucional, político, jurídico, educacional e de relações de trabalho, contemplando ainda a proteção do ato médico e o posicionamento em comunicação e marketing.
Ele se baseia em 4 pilares – Atuação, União em Rede, Governança e Empreendedorismo – e numa estratégica pautada pela mobilização e pelo engajamento de pediatras.
A SBP promove ações efetivas para maior valorização da especialidade e seu reconhecimento como peça-chave na assistência da população infantojuvenil. Isso inclui:
• Lutar por condições adequadas de trabalho – com remuneração justa e condições dignas para o atendimento e acesso a instalações, leitos, equipamentos, exames, insumos e medicamentos;
• Oferecer informações e pareceres aos pediatras referentes aos compromissos éticos e legais que norteiam o exercício profissional da Pediatria;
• Zelar pelo respeito aos direitos dos pediatras.
A Defesa Profissional em Pediatria, por imposição legal, não pode julgar os atos médicos e nem os médicos (prerrogativa exclusiva do CRM/CFM).
Entendemos que as ações de defesa profissional contribuem imensamente para colocar os pediatras em dia com os temas de seu interesse específico. Entre os temas prioritários para nós estão: as melhores remunerações e condições para a prática médica, qualificação, direitos, atribuições, entre outros aspectos importantes para a categoria. Atender às demandas relativas ao exercício da pediatria mostram o reconhecimento à importância fundamental dos pediatras para a rede de assistência em saúde do país.
Nosso pensamento também está nos rumos atuais da assistência pediátrica, o que tem comprometido o equilíbrio do seu exercício e do atendimento à saúde de milhões de crianças e adolescentes, bem como de seus familiares.
É por isso, que agradecemos sobremaneira a atuação e o papel técnico e social exercido pelo pediatra, sobretudo ao longo de uma pandemia, sob condições muitas vezes adversas.
Estamos convictos de que os pediatras unidos conseguirão avançar em suas pautas de reinvindicações históricas.
Clóvis Francisco Constantino
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria
A Associação Médica Brasileira – AMB, Federadas e as Sociedades de Especialidade Médica estão realizando um levantamento do assunto GLOSA pela fonte pagadora para com os médicos brasileiros. O objetivo deste questionário é fazer um dimensionamento e criar dados suficientes para se conseguir elencar indicadores que possam ajudar a reverter esta situação cada vez mais comum na vida médica.
Caro doutor, seu tempo é precioso, mas ajude a sua Sociedade, sua Associação Médica no levantamento destes dados sobre seu pagamento e glosas. São menos de 5 minutos que terão grande impacto nas condições do trabalho médico e o no relacionamento com as operadoras.
Acesse o link e responda:
SBP-Sede
R. Santa Clara, 292 Copacabana - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999
FSBP
Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - Jardim Paulista - São Paulo (SP) - CEP: 01420-006 • 11 3068-8595
SBP-RS
Av. Carlos Gomes, 328/305 - Auxiliadora - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520
Assessoria de Imprensa
360° Comunicação Integrada
(21) 2256-6856
[email protected]
Copyright © 2023 Sociedade Brasileira de Pediatria. Todos os direitos reservados.